quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

LUXEMBURGO ESCAPA DE INDENIZAR JORNALISTA

Redação do Portal Imprensa/Por Ana Luiza Moulatlet
O juiz de direito Gustavo Antonio Pieroni Louzada negou ao jornalista Juca Kfouri um pedido de indenização de R$ 48 mil contra o técnico de futebol do Palmeiras Vanderlei Luxemburgo da Silva, que teria ofendido sua honra e imagem em entrevistas para rádio e televisão.

Segundo a ação Luxemburgo se referiu ao jornalista como "um Juca Kfouri da vida", e afirmou que ele teria "perdido" processos movidos pelo próprio filho e pelo técnico, além de relacioná-lo a problemas como "uma nota promissória do Pelé". As declarações foram feitas em 6 de maio de 2007, em uma entrevista coletiva após a vitória do Santos - clube que Luxemburgo dirigia - no Campeonato Paulista.
O técnico contestou os argumentos de Kfouri, alegando que não houve qualquer intenção de ofender a honra ou imagem do autor, mas apenas de se defender de acusações anteriormente realizadas por ele.
O juiz considerou o pedido do jornalista improcedente, não deixando de ressaltar que "a Constituição Federal traz como direito individual fundamental a livre manifestação do pensamento, assegurando, igualmente, àquele a quem a manifestação for dirigida o direito de resposta, além de indenização por eventual dano material, moral ou à imagem decorrente de tal manifestação".

Nenhum comentário: