terça-feira, 4 de agosto de 2009

BOLSA ATLETA MUNICIPAL

Em recente bate-papo com o técnico Horácio e o auxiliar Luis Carlos Djalma, ambos professores da Semepp e comandantes do time de futebol Sub-20, falávamos da dificuldade em montar e manter bons jogadores nos times de base em nosso município. Além da investida dos chamados empresários os jogadores também são seduzidos para jogar em outras cidades simplesmente porque lá eles contam com uma ajuda financeira.
É claro que a situação é um tanto diferente pois o time é montado pela Semepp que "empresta" o nome e a vaga de um clube (OPEC) para disputar o Paulista. Legalmente o município não tem como dar ajuda de custo para estes jogadores, diferente de outras cidades onde os times que disputam a competição são clubes (pessoas jurídicas), cuja participação independe do poder público municipal.
Uma das possibilidades para alavancar o esporte amador nas mais diversas modalidades em nossa cidade poderia ser a instituição, através de Lei Municipal, do Bolsa-Atleta. Várias cidades adaptaram a Lei Federal 10.891/04 para suas realidades. No município de São Paulo o projeto de lei do vereador Aurélio Miguel criou o benefício. Em Goiânia o vereador Túlio Maravilha apresentou o projeto e aguarda aprovação da Casa. A cidade de Assis aprovou em 2005 o Bolsa-Atleta (Lei 4570/05) de autoria do executivo municipal.

7 comentários:

Cássio Oliveira disse...

Olá... Trugilo
É uma ideia interessante e que pode ser viabilizada aqui em PP. Tudo depende da vontade e, quem sabe, do desejo dos nossos vereadores. Além de ter essa ajuda de custo para os atletas, que também defendem a cidade nas principais competições, é preciso que haja também bolsas de estudo mais ampla para eles (atletas). Hoje a cidade tem a Unoeste, Uniesp, Toledo, além da Toledo, isso sem falar das Fatecs. É você associar o esporte de alto rendimento com a inclusão social e educacional. É oferecer a esses atletas uma oportunidade clara de um futuro correto e promissor. É o esporte que transforma a pessoa e disponibiliza chance para melhorar de vida. Entretanto esse é um trabalho que requer a parceria da sociedade e também dos poderes Executivo e Legislativo. É ser criativo para alavancar o esporte de PP e, principalmente, aquele chamado de olímpico.

Um forte abraço

Cássio Oliveira

Ricardo Trugilo disse...

Ok Cássio ... obrigado pelo comentário. Fico feliz em saber que acompanha o Blog. A responsabilidade aumenta por ter o editor de esportes do jornal O Imparcial como leitor e companheiro. Grande abraço ... Ah não se esqueça de ligar o radinho nos 1380 Khz sábado à tarde para conferir Opec/Semepp x Penapolense no futebol Sub-20.

Anônimo disse...

ao invés de ficarem dando título e placa poderiam pensar nos atletas da cidade. Seria uma boa esse projeto.

Anônimo disse...

cade os vereadores que se dizem esportistas???

Anônimo disse...

cade o natanael que nao faz nada pro esporte? tá igual o cidinho... aula antes nos bairros e some depois

Cássio Oliveira disse...

Olá... Trugilo

A recíproca é verdadeira. A função que hoje ocupo é meramente passageira, como dizia aquela música do Ira! (Vida Passageira). O que vai ficar é apenas aquilo que fazemos pelo jornalismo esportivo de PP e região, além das pessoas que aprendemos a admirar e a respeitar nesse longo periódo de estrada. Parabéns pela iniciativa de transmitir os jogos do Sub-20 do Opec/Semepp. Com certeza estarei sintonizado nos 1380 da Rádio Globo AM, emissora que tive o prazer de trabalhar, e aprender, durante seis anos (1999 a 2006). Inclusive, no último sábado, estava acompanhando a transmissão direto do Brenão. Na ocasião você disse que Osvaldo Cruz é bem limpa e bem sinalizada. Durante os Jogos Regionais, no dia 19 de julho, estivemos na cidade e presenciamos a qualidade urbanística de Osvaldo Cruz. Estou sempre atento a movimentação de seu blog.

Um forte abraço e continue atuando em prol do esporte de PP e região

Cássio Oliveira

Ricardo Trugilo disse...

Valeu meu amigo/irmão. Forte abraço ...